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21 de maio de 2019

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Conquiste leads [GRATUITOS] com práticas não convencionais

Antes de iniciar este artigo quero fazer uma ressalva, eu não sou nenhum representante comercial da ferramenta ou afiliado tentando vender algo, muito pelo contrário, sou um entusiasta de tecnologias como essa e quero compartilhar essa experiência com você.

Neste artigo quero apresentar com práticas não convencionais como conquistar leads para seu time de vendas de forma gratuita, utilizando uma ferramenta bastante interessante.

Vamos falar sobre a Snov.io, esta ferramenta é uma plataforma de outreach automation, ou seja, uma plataforma de automação de alcance fazendo com que você encontre, valide e envie e-mails.

Tem um detalhe bem interessante, ela disponibiliza 50 leads/mês gratuitamente. Eu sugiro um plano de prospecção bem estruturado, com isso você poderá utilizar de forma inteligente a ferramenta aproveitando ao máximo a quantidade de leads disponível.

Atualmente é uma plataforma com uma estrutura completa, desde a coleta de dados até configuração de campanhas de e-mails

Conquiste leads [GRATUITOS] com práticas não convencionais 1

Bora trabalhar? Então pare de perder tempo e corra fazer seu cadastro, clique no link.

Comece! Fazendo minha conta e as primeiras configurações.

Para efetuar o cadastro é simples. Você pode fazer utilizando uma conta de Gmail e/ou colocando seus dados, nome, e-mail e senha.

Pronto. Você já pode começar a utilizar a plataforma.

Ps. Não esqueça de instalar a extensão em seu navegador Chrome, ela facilita bastante o processo.

Apresentarei a plataforma por partes, para isso separei alguns tópicos.

Prospecção: de forma prática, consiga leads e trabalhe de forma efetiva

Parece difícil, mas não é. Vamos conhecer um pouco como faremos para conseguir dados que me possibilitam entrar em contato com o lead.

Dentro da plataforma Snov.io temos algumas ferramentas que podem nos auxiliar na construção de nossas listas de prospect, ela se divide da seguinte forma:

Prospects: aqui podemos criar nossas listas de prospects separadamente, podem ser classificas por nicho de mercado;

Business: neste campo é possível criar listas de empresas. Em caso de busca de empresa, você pode criar a lista e extrair os dados que queira de determinada empresa.

Email drip campaigns: sessão onde é possível construir as campanhas de e-mail e automatizar seus disparos.

Tools: esta sessão da plataforma é muito interessante porque podemos fazer buscas ou subir listas para buscar nossos contatos. Aqui podemos realizar buscas por domínios, e-mails, url do LinkedIn e buscas booleanas no LinkedIn e Google.

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Dentro da plataforma existem várias maneiras de busca de dados, ressalvo que isso é possível somente para buscas ligadas diretamente ao LinkedIn.

Vamos aprender o que cada etapa da ferramenta de prospecção pode nos oferecer?

A primeira dela será a Prospect List. Assim que efetuar seu cadastro, você verá a tela abaixo como tela inicial. Nesta etapa da plataforma podemos criar várias listas de contatos, é possível dividir em segmentos ou nichos, você decide como quer estabelecer seus dados, por exemplo:

Prospect indústria alimentícia;

Prospect indústria automotiva;

Prospect indústria hospitalar, etc.

Trabalhando dessa forma você pode ir segmentando cada lista, sendo possível disparar campanhas por listas separadas.

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Para a construção de sua lista é possível que você inicie por pessoas, assim podemos utilizar três meios bastante interessante: Google, LinkedIn e site.

Vamos ver!

No campo de busca do Google, faça uma busca específica utilizando os chamados “operadores de busca”. De forma simples, utilizei apenas um como exemplo, com isso é possível refinar suas buscas no Google. Veja o exemplo:

site: linkedin.com “compradores”

Essa busca retorna com os links, direcionando para o perfil de cada pessoa.

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Percebe que o Google buscou apenas o que foi solicitado? Você pode refinar ainda mais, quem sabe em um outro artigo eu fale mais sobre isso.

se inicia o trabalho de prospecção neste momento, ative a extensão do Snov.io no navegador e ela retornará com as informações encontradas na busca realizada. Salvo esses dados na lista desejada como aprento na imagem acima.

Você pode repetir essa ação dentro do LinkedIn também, mas neste caso você irá utilizar o que chamamos de “busca booleana”, no campo de pesquisa. Para isso, utilizei o seguinte termo de busca.

“Comprador” OR “gestor de compras” NOT “recolocando”

Automaticamente o LinkedIn retorna a pesquisa com as informações que solicitei. Ainda no LinkedIn, você pode refinar mais as pesquisas colocando as conexões que você deseja, região e outros filtros disponíveis. Veja como ficou a pesquisa na imagem a seguir.

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A terceira forma de buscar este tipo de informação eu acho bastante interessante e utilizo muito, é através de sites.

Basta acessar o site e clicar na extensão, ela retorna informando os e-mails vinculados ao site pesquisado, lembre-se de que a ferramenta busca dados do LinkedIn. Utilizei como exemplo meu próprio site.

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Todas as pesquisas realizadas você pode salvar nas listas criadas para organizar seus leads. As listas podem ser segmentadas por setores industriais ou comerciais como já dito acima. Fazendo isso você facilita quando criar uma campanha de disparos de e-mails, com suas listas organizadas sua campanha ficará organizada.

Buscando perfis de empresas utilizando o Snov.io

Para que você consiga fazer este tipo de busca, é preciso fazer de duas formas. Primeiro é ir em “Tools” e selecionar “Company profile search”, quando abrir essa tela irá aparecer alguns campos para serem preenchidos como a imagem abaixo.

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Você pode preencher os campos como quiser, lembrando que deverá ser em inglês. Após o preenchimento a plataforma retornará com os dados do segmento que fez a busca. Desta forma você pode alimentar a aba “Business” da sua plataforma e fazer a busca dos contatos desejados.

Sugiro que você explore as “Tools”, nela você encontrar ferramentas para busca de dados utilizando listas, geralmente salvas em .csv e/ou .txt. Com essas listas é possível você subir e a plataforma identifica os dados retornando e validando os endereços para que aí sim você possa criar uma campanha de disparos de e-mails cadenciado.

Agora é hora de falar com seus leads, bora começar?

Chegou a hora de criar, configurar e ajustar os detalhes de sua campanha de e-mail. Dentro da plataforma Snov.io, na aba “Email drip campaigns” você pode construir suas campanhas.

A plataforma é bem simples, o que vai demandar tempo é como você irá abordar seus leads via e-mail. Pense bem em como será suas headlines, estrutura de texto e tom de voz em sua escrita. Neste tópico vou apresentar a parte técnica de construção da campanha, sobre como elaborar textos para coldmail fica para uma próxima.

Minha sugestão é que você prepare antecipadamente seus textos de e-mails para criar a campanha, sugiro que acesse o site da Email Drips, neste site é possível encontrar inspiração de grandes empresas para essa construção.

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Dentro das campanhas você pode agendar os disparos das campanhas, selecionando o melhor horário e dia para os envios. Aproveite organizar para que você não tenha problemas com sua conta de e-mail na quantidade de disparos diários, se for alto você pode ser bloqueado.

Se você estiver utilizando uma conta do GSuíte, é bem provável que consiga fazer disparos de máximo 150 e-mails diários, se atente para este detalhe.

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Agora é parte mais prazerosa da plataforma, a construção da campanha de e-mail. Depois de ter seus textos de e-mails prontos e conta de e-mail configurada, você pode iniciar a construção da campanha de forma intuitiva como a imagem abaixo, é como um quebra cabeça.

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Na imagem acima montei uma pequena campanha de disparo. Nela é possível reparar que podemos pontuar quem abriu os e-mails e chamamos isso de lead score, também podemos fazer uma campanha paralela para quem não abriu o e-mail utilizando delay, ou seja, se a pessoa não abrir temos um e-mail pré configurado para ela receber novamente e assim você vai trabalhando até que aumente sua taxa de abertura.

Neste processo existem alguns pontos que devem ter uma atenção especial, são eles:

– Configure sua conta de e-mail, ela aceita tanto gsuite, gmail ou smtp;

– Quando estiver preparando a campanha se atente em direcionar cada e-mail para o template correspondente;

– Se utilizar o delay, configure corretamente para não entupir a caixa de entrada de seu lead, afinal ninguém quer que chegue vários e-mails de um único destinatário.

– Por fim pontue sempre, quando você coloca o lead score, você consegue ter uma ideia de quem pode ser seu “possível” cliente pela taxa de abertura de seus e-mails.

Com este artigo espero ter agregado valor ao seu conhecimento. Antes de encerrar tenho uma ressalva muito importante.

Use esta ferramenta de forma consciente, não distribui o conhecimento para que possa criar blacklist para tirar vantagem, e deixo bem claro que: não nos responsabilizamos pelo o que fizer com os dados.

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