"Com Realidade
Transparência
e Zelo"
"Inquieta,
Empreendedora
e orientada a negócios"
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider
22 de maio de 2019

//////////

Como tornar o Twitter um canal [gratuito] de aquisição de clientes

Quero iniciar esse post com uma pergunta para reflexão.

Você já parou para pensar nas oportunidades de negócio que são desperdiçadas todos os dias no Twitter?

O Twitter é um micro blog que vem crescendo e já alcançou um pouco mais de 8.5 milhões de usuários no Brasil segundo Statista em seu último levantamento realizado em janeiro de 2019. Este fato coloca o Brasil em 6° lugar no ranking de usuários mundiais, ficando atrás dos EUA e Japão.

Esses números são valiosos quando pensamos no Twitter como mais um canal de aquisição de clientes.

Neste post quero apresentar de forma prática como podemos utilizar o Twitter como um canal de aquisição de clientes.

Mas porque utilizar o Twitter como um canal de aquisição para meu negócio?

Fato! Em 2018, o Twitter teve um crescimento de 4,9% no Brasil segundo a Statista e tem a melhor audiência em qualidade de entrega que as demais redes sociais,

Segundo o blog do Twitter a plataforma garante a assertividade de seu target, ou seja, sua mensagem chega para seu público com 80% de assertividade, superando os demais players do mercado que não chegam a 60% na entrega do seu conteúdo para o seu público.

Este tipo de informação chamou a atenção e percebi que apenas os grandes players estão nadando de braçada neste canal pouco explorado pelas pequenas e médias empresas.

Se ainda não tem sua conta no Twitter, sua chance é agora

A partir de agora vamos ver como podemos tornar o Twitter um canal de aquisição de clientes que pode competir com os players do mercado.

Sua empresa tem uma conta no Twitter? Se ainda não, acesse o site oficial clicando aqui e faça agora mesmo.

Conta configurada, é hora de iniciar suas publicações, mas não de qualquer forma, abaixo faço uma pequena introdução sobre isso.

Dica 1: procure utilizar um nome fácil, isso auxilia a busca. 

Dica 2: defina o seu público e direcione a comunicação para ele, lembre-se que você tem apenas 140 caracteres para fazer a diferença para seu negócio.

Após sua conta configurada e pronta para receber os primeiros conteúdos, o passo seguinte é definir seu público alvo, persona, buyer persona, avatar, nomes e para isso não faltam no mercado.

Realizando esta etapa na sua estratégia, sua comunicação ficará mais direcionada e terá um tom de voz para se comunicar com seus target.

Já fiz minha conta no Twitter, criei minha persona e agora?

Vamos iniciar os trabalhos de criação de conteúdo, para isso sugiro que utilizem uma plataforma específica para o Twitter chamada Tweetdeck.

Esta plataforma é um deckstation exclusivo para o Twitter e nela você consegue programar seus tweets, ver em tempo real sua timeline, pesquisar os top trends entre outros packs que essa plataforma oferece.

Avançamos bastante até aqui, daqui pra frente vamos começar a procurar oportunidades de aquisição de clientes. Mãos à obra!

Configurando a dashboard do Tweetdeck

Depois de acessar com sua conta do Twitter é hora de configurar a dashboard da plataforma. Eu recomendo que você trabalhe com um número mínimo de colunas para não perder o foco na estratégia.

Para configurar é simples, basta seguir a imagem abaixo.

Como tornar o Twitter um canal [gratuito] de aquisição de clientes 1

Neste ponto da plataforma você consegue adicionar as colunas em sua dashboard.

Como tornar o Twitter um canal [gratuito] de aquisição de clientes 2

Feito isso vamos buscar essas oportunidades de adquirir possíveis clientes. Na coluna de pesquisa deixei uma previamente configurada em “roupa para bebê”, só ali você consegue ver a quantidade de oportunidades que você tem para sua empresa.

Dentro da pesquisa realizada, procure por tweets de pessoas que falam sobre o termo que você buscou, neste exemplo o termo “roupa para bebê”. Cada caso tem que ser tratado individualmente, use termos que sejam ligados diretamente ao seu negócio.

Isso na prática é como o exemplo abaixo, busquei pelo termo “roupa para bebê” e de cara apareceu vários tweets ligados a esse termo. Analise bem cada tweet e ofereça de forma direta seu produto convidando essas pessoas a irem para seu site.

Não se preocupe em entrar em contato com as pessoas que fazem tweets assim, se você não faz seu concorrente está fazendo e você está perdendo oportunidades reais de vendas para o seu negócio.

Ok! Já entendi. Qual a maneira de converter esses tweets em leads?

Simples! Antes de fazer sua pesquisa, prepare um link com cada oportunidade encontrada, faça a busca com os termos relacionados aos produtos oferecidos pelo seu site e envie diretamente. As buscas podem ser feitas dessa maneira.

Como tornar o Twitter um canal [gratuito] de aquisição de clientes 6

Você pode preparar uma promoção para este caso ou simplesmente apresentar a loja conduzindo para seu site. Se for oportunista terá um banner, um newsletter, um cadastro simples para coletar os leads.

Agora se você está em um nível ninja em sua loja, terá pelo menos uma ferramenta de abandono de carrinho instalado em seu site para coletar esses leads.

Aproveite!

Ainda não encontramos barreiras para explorar oportunidades como essa no Twitter, abuse das pesquisas na plataforma buscando os termos certos para cada nicho de mercado, neste caso utilizei o exemplo de “roupa para bebê”.

Dica: procure deixar seu site em ordem, imagine que está recebendo visitas em sua casa e que para isso as coisas devem estar em seus devidos lugares, assim é com seu site.

Valeu pessoal! Agora vá e faça a coisa acontecer.

Quero agradecer a você que tirou um tempinho para ler este artigo. De forma simples, procurei ajudar você a ampliar seus canais de aquisição de clientes utilizando meios convencionais que estão à disposição gratuitamente.

Como eu disse, é uma ação simples que pode agregar em seu negócio.

Não se esqueça que a internet tem infinitas possibilidades de se ganhar dinheiro, acredite.

E para que o seu negócio independente de qual seja seu ramo de atuação, não dependa apenas de um canal de aquisição, recomendo que pare, analise quais canais podem ser explorados por sua empresa e desfrute da imensidão de oportunidades inexploradas.

Deixa seu follow nas redes

https://www.linkedin.com/in/georgersantos/

https://www.instagram.com/grsantoss/

https://www.facebook.com/grsantoss

Scroll Up